O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

26 abril 2006

Eu represento a pobreza

Nos dumba-nengues muitas mulheres, rostos precocemente envelhecidos, com crianças de colo, à torreira do sol, lutam para garantir alimento e assegurar a compra de cadernos escolares para os filhos mais velhos. Como esta vendedora de cacana[1] e de mathapa[2] no Xiquelene, cidade de Maputo:

"O senhor pergunta se sei algo sobre a pobreza? Não vê que eu represento a pobreza? Acha que se fosse rica estaria aqui a queimar com o sol, com a minha filha que durante o dia de hoje apenas comeu uma fatia de pão?"[3]

[1] Molho à base de uma planta muito amarga da família das cucurbitáceas e de amendoim.
[2] Esparregado de folhas de mandioca, de abóbora ou doutras plantas, misturado com amendoim (no Sul) ou com coco (no Norte).
[3] Extraído do diário de campo de um dos meus assistentes, 2002.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Carlos
Primeiro agradeço-te por este blog
que certamente está servindo para abrir os olhos e passar conhecimento a muitos.
Todos os dias, ao chegar ao trabalho, a primeira coisa que tenho feito, é acessá-lo e, no decorrer do dia acompanho os temas, de acordo com o tempo disponível.
O tema de hoje em especial me tocou,tenho acompanhado isso de perto, através de um trabalho que vimos realizando com os moradores de rua aqui do centro de S.Paulo.
Parabéns pela abordagem.
Dórica

26/4/06 2:49 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home