28 abril 2006

O complexo de Ganga Zumba

Numa formulação freudiana, propomos que se veja a relação política no interior do que chamaremos complexo de Ganga Zumba[*].
Consiste no seguinte: todos os seres humanos são portadores de um capital de obediência formado ao longo das suas diferentes socializações, sendo estas, regra geral, aprendizagens e interiorização de regras e de fórmulas de obediência à Ordem. É por aí que se estruturam os veios de identificação e os laços afectivos primordiais: em termos freudianos, queremos ser como o nosso Pai (e, por extensão, como todos aqueles que simbolizam esse Pai e a sua autoridade: o professor, o curandeiro, o régulo, o administrador, o escritor, etc.); mas acontece que esse processo é contrariado por um desejo de sermos o próprio Pai e, se possível, de irmos para além dele: é aqui que nasce a desidentificação primordial e a aspiração prometeica a uma neo-identificação na personagem do rebelde, do subvertor, do anómico, do produtor de historicidade. Põe-se em marcha, então, o capital de desobediência. Um mundo de motivos e de condições pode reproduzir e, até, ampliar essa neo-identificação.

[*] Foi o primeiro chefe do quilombo de Palmarés, no nordeste do Brasil, formado no século XIX por cerca de 25 mil escravos fugidos dos campos e das condições desumanas de trabalho e de vida.

Sem comentários: