O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

25 abril 2006

Sedimentações

Quero defender que os sociólogos têm a seu cargo lutar contra os seguintes quatro tipos de sedimentações acriticamente aceites por muitos:

· Sedimentações do senso comum
· Sedimentações mágico-mitológicas
· Sedimentações oficiais e partidárias
· Sedimentações axiológicas.

Famílias perceptivas e cognitivas do género «foi sempre assim», «não há fumo sem fogo», «os funcionários são mal-educados porque a sua formação escolar é baixa», «as populações de Moçambique são manifestamente tradicio­nais», etc., pertencem ao primeiro tipo.

Famílias do género «o chefe disse e portanto é verdade», «os Africanos são triba­lis­tas», «as populações acima do Zambeze são matriarcais» pertencem ao segundo tipo de sedimentações.

Famílias do género «nós é que sabemos como foi a história», «de acordo com o Partido...», «se ele diz que é assim é porque sabe», «se está escrito é porque é verdade», pertencem ao terceiro tipo.

Finalmente, famílias do género «governar com os chefes tradicionais é governar com a tradição», «devemos fazer assim porque é bom», etc., pertencem ao último tipo de sedimentações.

N.B. Talvez volte a este tema.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home