16 outubro 2006

Faleceu o biólogo, escultor e pintor Augusto Cabral


Faleceu sábado, com 84 anos, vítima de doença, o biólogo, escultor e pintor Augusto Cabral, da Universidade Eduardo Mondlane, que tanto fez pelo Museu de História Natural em Maputo, onde estava como director desde 1977. Durante mais de 18 anos trabalhou sozinho como investigador no museu, tendo desenvolvido muita investigação na área de herpetologia (cobras, serpentes, lagartos, tartatugas, sapos e rãs). De igual modo foi, aí, responsável pela manutenção das colecções de aves, mamíferos e insectos.
Foi também, durante anos, colaborador em programas infantis da Rádio Moçambique, divulgando justamente toda a sua imensa sabedoria sobre animais.

8 comentários:

Egidio Vaz disse...

Infelizmente perdemos mais um. Meus sinceros pesames a familia enlutada. Espero que Dr. Crabral venha a merecer devido reconhecimento por parte da UEM, instituicao para a qual dedicou a sua vida.
A mim, vai o meu MUITO Obrigado, com desejos de que a sua alma descanse em PAZ.

Carlos Serra disse...

Sim, Egídio, Cabral merece que a UEM o distinga.

Anónimo disse...

E dificil falar do Dr. Cabral e saber que ele ja nao vai estar entre nos para ensinar a minha filha biologia ou aquele beijinho carinhoso quando a levava ao Museu.
A morte dele neste momento ainda me mantem numa letargia, nao consigo imaginar o Museu de historia Natural sem ter a imagem visual do Dr. Cabral....
Mas penso que para manter intacta a sua memoria, vou fazer questao de EPA, fazer o "tour" pelo Museu naquela maneira peculiar de dizer EPA a cada duas palavras para explicar o que e uma Hiena.....

Paz a sua alma..... Os Mfanas como eu estao com o coracao ainda a sangrar......

Soraya♥

Carlos Serra disse...

Sim, Soraya, o seu famoso "eh pá"!

Anónimo disse...

Bom dia. Sou neto do Augusto Cabral. Agradeço em nome da familia todo o apoio que tem demonstrado. Gostava que me enviassem se possivel toda a informação disponível sobre o falecimento do meu avô. O meu email é luispcabral@gmail.com.
O meu sincero obrigado.
Luis Pedro Cabral

Carlos Serra disse...

A informação que possuo é a que fiz constar neste blog. Recordo-me, ainda, nos 70/80, de ver o seu avô nos campos de ténis do Jardim Tunduru. Ele era excepcional e fiquei feliz por ver o nosso presidente em pessoa no enterro. Receba os meus mais sinceros pêsames.

Paulo Cabral disse...

O meu nome é Paulo Cabral e sou neto do Augusto Cabral!Igualmente à minha tristeza por não ter conhecido mais do meu Avô,sinto uma tremenda alegria por ver que foi uma pessoa dedicada ao que gostava e que era bastanta acarinhado por quem o conhecia...
Agradeço o Post e igualmente todos os comentários em sua honra!Como o meu irmão (Luis Cabral),agradeço que me enviem toda a informação que puderem em relação ao meu Avô para paulinho.c@gmail.com.
Muito obrigado!
Paulo Cabral

Carlos Serra disse...

Obrigado pela sua mensagem.