27 outubro 2006

Pineu! Deita pineu! (1)


Sabeis que tenho escrito sobre linchamentos. Outros sabem que tenho estado a intervir na televisão, na rádio e nos jornais locais sobre isso.
Mas tenho escrito e tenho falado sempre com a dúvida de nada saber sobre linchamentos para além das hipóteses que tenho lançado. Não tenho a bela capacidade de certas pessoas que sobre linchamentos falam e escrevem sem precisar de os estudar porque já tudo sabem.
Acontece que hoje dialoguei mais de três horas com trabalhadores e moradores de vários bairros populares de Maputo para perceber melhor o fenómeno.
Linchamentos que nos bairros populares se convertem em palavras que todos percebem lá: "pineu" (forma de dizer pneu) ou "Deita pineu!". Tal como não se diz tráfico de seres humanos, mas, antes, "tatá papá, tatá mamã".
Sinto-me agora um pouco mais à vontade para falar e escrever sobre o fenómeno do pineu.
Aqui o farei se possível ainda hoje e também o farei na TVM, domingo, às 11.30.
Aguardem.
Estamos juntos.

Sem comentários: