28 setembro 2007

Mugabe entre Langa e Mabunda

É mais fácil encontrar uma agulha no palheiro do que desacordo no camaradismo entre as elites reinantes da SADC no tocante ao que se passa e ao que se (não) deve fazer no Zimbábuè, onde a taxa de inflacção atinge os 6.600%, o desemprego os 80% e a emigração é agora um modo de vida.
Entre nós e depois de Moisés Mabunda, é agora a vez do jornalista Jeremias Langa dizer certas coisas de frente, sem peias nefelibatas. Leiam-no. E, depois, para fazerem jus à doce dialéctica, comparem o texto de Langa com o texto heroicamente mugabeano e milenarista do Lázaro Mabunda.

20 comentários:

Anónimo disse...

Peço que o Jeremias Langa esta misturar as coisas. Ninguém de nós está a favor de Mugabe mas temos que ter cuidado ver,ler, escrever bem as coisas. A reuniao proxima que se vai realizar em Lisboa é entre a UA e UA, quer dizer entre duas instituiçoes e nao entre Mugabe e UE. Esta em jogo acordos que vao afectar a todo un continente. Por isso a questao nao se deve resumir se Mugabe vai ou nao. Como membro da UA tem de estar. Agora é preciso trazar politicas dentre da UA para solucionar o problema , isto é outro tema. Senhores abramos a vista nao caigamos em criticar por criticar mas é preciso ver as condiçoes. Ao senhor Jeremias Langa estamos de acordo que se dever tratar a questao do Zimbabwe mas nao cimeira com UA. Quando vamos a crescer a resolver os problemas internos da UA? Por isso a minah opiniao é mesmo com embargo que se faz ao zinbabwe que sofre é povo . Para serve o embargo. Mugabe nunca sentiu na su a pele. Portugal tem a razao quando se posiciona desta maneira. Como Jornalista Senhor Langa devería fazer uma analises mais profundo. sou Jornalista também na diáspor as coisas aqui se movem de outra maneira.Nhaca

Anónimo disse...

Birmania nao tem petroleo, Nao tem nada para os Ingleses, nem para os americanos..mas tamanho do sofrimento daquele povo, oprimid por uma ditadura militar esta para alem de qualquer discricao.

Enquanto os BONS SAMARITANOS continuarem com dois pesos das medidas, para mim os verdadeiros problemas na kesta Zimbabweana sao outros para alem do que em geral se discute.

Peace-Lover

Júlio Mutisse disse...

Estamos juntos peace lover.

Um abraço (de 2 segundos) de outro peace lover.

JSM

Anónimo disse...

Mugabe o Bombo da festa. Bloquearam o Zimbabwe, conduziram com as sanções aquele país à crise económica. Assim, hoje discutimos os 6000% da inflação, sentimos pena do sofrido povo do Zimbabwe, abominamos Mugabe e rougamos que ele saia. Pelo meio, esquecemos as razões mais fundas do problema. Esquecemos ou fizeram-nos esquecer.

Um abraço àqueles que teimam em pensar pelas suas próprias cabeças e, no Zimbabwe, conseguem ver mais do que os 6000% da inflacção. Um abraço àqueles que conseguem ver que essa inlacçaão é o que alguns querem que nós vejamos.

No Zimbabwe há algo mais. A terra. Não pode ser propriedade de uma minoria racial

Obed L. Khan

Anónimo disse...

E assim que os africanos vao sempre ficando atras, Lazar Mabunda esta voltar para tras, nos temos que aprender de ser empreendedores, transformar adversidade por uma oportunidade. Pensar que o avanço da africa pode ser feito issolatamente e pensar como criança, quando o Mugabe começou com a loucura dele ele ja tinha projectado uma victoria excelente assim como pensam outros lideres africanos agora, mas o que acontece agora no Zimbabwe nao e o que ele esperava, agora e uma frustraçao total de Mugabe, vejam so pessoas estao a refugiar-se para outros paises mas, o Zimbabwe nao esta em guerra, que futuro esse que Lazaro esta a referir aqui no seu artigo!

Eu acredito que o Lazaro escreveu o artigo movido pela emoçao politica nao por logica do cenario actual que se vive no mundo globalizado em ele mesmo faz parte.

Eu pessoalmente acho o Jeremias tem uma visao ampla, ele faz um artigo da modernidade, isso nao precisa ser intelectual para entender a questao do Zimbabwe todo mundo sabe que algo esta errado. Agora como os lideres africanos muitos deles sao corruptos e insensatos acham que tudo esta bem.
So que eles nao sao inteligentes pensam que a crise do Zimbabwe vai afectar a Europa, mas sim os proprios africanos.

Imagine se o Guebuza vai boicotar onde e que ele vai discutir a liberaçao das verbas para combater a pobreza que ele sempre canta nos seus discusos. Se os paises que apoiam o orçamento do Estado moçambicano sao Europeus nao da SADC que credibilidade tera o seu plano orçamental! Chefe quando quer se pronunciar e preciso ter atençao nao pode ser movido pela emoçao, moçambique e um Estado tem sua populaçao que nem todos dependem dos recursos internos.

Eu nao vejo a necessidade de os africanos ficarem a perder tempo de odio ao colonizadores pelos fracassos que encontram na economia do continente, porque todos paises tiveram colonias, a China foi uma colonia Japonesa, os EUA foi uma colonia Inglesa entre outrs paises do mundo, mas eles ja estam a trabalhar tranquilamente e estao a enriquecer. Agora por que que nos estamos a justificar o nosso fracasso pelo idio e nao falamos da corrupçao que flagela o continente.

Anónimo disse...

Conduziram com as sanções aquele país à crise económica?

Quem conduziu??????????? Eles, sempre os outros....

Enquanto nós, africanos, continuarmos a ver assim as coisas, de facto não vamos longe.
Acrescentando, não sei porquê, estamos sempre a falar na importância da vertente económica -vejam o finca-pé que fazemos na CPLP - mas neste caso só vemos a vertente política. Fazemos tábua rasa de tudo o resto, só para defender Mugabe, com qualquer argumento, e defender o nosso orgulho. Isso não pode ser considerado complexo de colonizado? Quando vamos acabar com isso?

Anónimo disse...

Jeremias Langa é um dos doutos não há dúvida. Os que que defende Mugabe defendem poderes. Facam consciência.

Falam de África (UA) poder resolver o problema, porquê nunca o fez?

Viva pessoas que pensam como Langa!

Anónimo disse...

Buscam a Birmania, buscam Paquestão, e pergunto-os, vocês já fizeram alguma coisa em apoio a esses povos? Recordem das sancões do passado e porque hoje não há?

Anónimo disse...

Como é que a África resolve os problemas dum país? Ou dito de outro modo, como é que a Europa resolve os problemas, digamos, do Kosovo? Alguém veio resolver os nossos problemas em 1992?

O que estou a sugerir é que os outros podem facilitar (a Comunidade de S. Egídio no nosso caso) ou dificultar (os ingleses e os seus amigos no caso do Zimbabwe) mas quem resolveu os nossos problemas fomos nós, em Moçambique. Quem resoverá os problemas do Zimbabwe serão os Zimbabweanos. E essa resolução aparecerá tanto mais rápido quanto os outros deixarem de complicar com bloqueos económicos e propaganda histérica.

Vejam no que deu quando os Americanos tentaram resolver os problemas dos iraquianos. Ou resolver os problemas dos Afegãos.

Anónimo disse...

Mas olha, eu não entendo de tantas acusacões, aliás tudo aquilo que tem sido a nossa maneira de explicar a nossa própria falácia. sancões até Mocambique de Samora aplicou à Rodésia e para lá já não ia comboio. Viviam lá só os apoiantes de Smith ou brancos? A resposta é não. As nossas sancões foram ou devem ter sido sentidas pelos zimbaweanos negros como nós aqui? Porquê foram necessárias sancões naquela altura e eu continuo a ser a favor, e, não agora (Nisto, já me interessa em saber do porquê a situacão não atingiu a estas proporcões actuais)? Só para mostrarmos que nós negros estamos unidos? Que saudades do NYERERE!

Agora, cimeira UA/EU é necessária? Para quê? Para mim este é um dos encontros desnecessários, inúteis, que não serve para NADA, e NADA MESMO, senão para esmolas em nome de pobres africanos que no fim beneficiam a elites africanas para investirem nas suas mansões, negócios sem lucros, pois do resto são as esmolas que pagam. Não é por acaso que os defensores são directa ou indirectamente próximos dessas elites, desses governantes.

Para a cimeira de Lisboa cada país tem o direito de agir como quer, mas o melhor é agir ao encontro dos cidadãos pagantes de impostos do respectivo país. Isto é tanto a Inglaterra como Mocambique podem agir como querem, sem pressão de outrem.

As vezes é engracado o que dissemos. Se hoje nos alegramos de 320,9 milhões de dólares de doadores, sendo 79,7 milhões da Grã-bretanha que não resolvem o problema dos pobres de Mocambique, amanhã estaremos a falar mal desses doadores se fecharem as torneiras e não dos usam as doacões para se enriquecer e construir mansões.

É isto, o tal Mugabe recebia bilhões e bilhões nos anos 80 e não pensava em resolver o problema das terras, senão quando se viu ameacado a deixar o poder.

E ao último anónimo (9), é muito engracada a sua comparacão com o fim da guerra. Sabe? O melhor é fazer revisão de tudo.

Repito, a cimeira de Lisboa é desnecessária, como as DOACÕES são. Tanto a cimeira como as doacões são responsáveis da contínua pobreza em África. Cada país tem um ministério de negócios estrangeiros.

ASK

Carlos Serra disse...

Fascinante e emotivo diálogo! Prossigamos!

Anónimo disse...

aló Ask
É muito bom falara com emoçoes mas é preciso parar para analizar. Esta cimeira vai tratar dos teus irmaos inmigrantes os africanos em Diáspora. Sabes quantos de teus irmaos sao deportados como cao desde Europa? sabes quantos do teu irmaos africanos morrem de canoa o barquinhos para chegar a Europa? sabes quantas barcas chegam de outros países africanos a euroap todos os dias?
Sabes esta em jogo o comercio. A UE quer proibir a entradas de produtos africanos na Europa e que os africanos aceite produtos europeus sem mas nen menos.
Esta cimeira é chave para o futuro teu e de muitos. nao setrat só de doaçoes mas acordos. por isso viva o debate com fundamentos . A cimeira entre UA E UE é fundamental para solucionar alguns problemas.

Anónimo disse...

Ola pessoal li um comentario do Saturado no IMENSIS sobre a mesma questao de Mugabe achei muito interessante quando diz que os mesmos farmeiros que Mugabe expulsou no Zimbebwe la em Manica quanto chega num lugar quase toda chefia tira chapeu para o receber, que coisa feia.

O outro vizinho Africa do Sul ja esta enriquecer por causa da mao-de-obra barata dos refugiados zimbabweanos, ate pessoa que nunca pensou ter empregados domestico hoje tem mais de 3 por causa da crise do vizinho, e muito lamental ver aquelas madam´s trabalhando no quintal para sobreviver.

Agora a pergunta e: e essa a convicçao dos lideres afrinos?

Carlos Serra disse...

Para dar mais gosto à nossa "comida" neste rico debate, acabei de colocar uma postagem recordando o que o historiador Egídio Vaz escreveu em Março e Abril sobre o Zimbábuè.

Anónimo disse...

A publicidade, essa coisa de Marketing tem um poder terrivel.De tanto dizerem-te que eh bom, que voce acaba acreditando que eh bom. Quer dizer, enxertam-te imagens, testemunhos, slogans e mais slogans e voce se convence que sim AFINAL 2M ENGROSSA, MAS DA SAUDE (ficas com a barriga pra fora).

Eh, infelizmente na kestao Zimbabweana, o diferente com uma 2M eki voce nao pode provar e depois por si so dizer..isto eh maze uma porcaria.

Na kestao Zimbabweana muitos de nos , incluindo os jornalistas, baseiam suas analises naquilo que os medias potentes (bbc, cnn, voa, etc..etc..) nos trazem ou nos querem trazer. Eh com base nesta nao menos parcial imagem que nos eh trazida pelo ocidente que religiosamente fazemos o nosso julgamento.

Alguem aki acha que, apesar dos error do Mugabe, se o ocidente nao tivesse metido a colher a situacao estaria tao ma como esta? alguem aqui acha que a preocupacao do ocidente eh o zimbabweano? Alguem aki acha que esta gente eh tao boa, que decidiu de dia pra noite preocupar-se com os problemas que Mugabe estava causando ao Zimbabwe? Nao sera esta gente sacana que de um lado dizia-nos que condenava o regime do APARTHEID e por outro lado tomava um bom cafe com Botha e sua escumalha? Nao sera esta gente que tinha Mobuto, muito mais cruel que Mugabe, como seu cao de estima? E hoje olho para a situacao na Birmania e Pakistao, sim nao eh Africa, mas alguma coisa esta sendo feita de concreto?

Nao que ache a situacao no Zimbabwe agradavel. TAMBEM MEUS SENHORES, NAO ACHO QUE A SITUACAO EM MOCAMBIQUE EM QUE UM SENHOR PAPAO ESTA SE APROVEITANDO DA SUA POSICAO PARA ESTABELECER-SE EM TUDO KI EH NEGOCIO ESTRATEGICO, mas a dimensao do problema Zimbabweano apenas esta seguindo a escala que o coidente quer dar. Assim como os nossos problemas aqui em Mocambique estao seguindo na mesma linha. Se o OCIDENTE QUER POR UMA LUPA e ampliar a coisa, faz..infelizmente, sera assim ki veremos o problema.

Por isso, bem haja os Lideres Africanos que solidarizaram-se com Mugabe. Nao sera isolando-o que se resolve a kestao. Guerra nao acaba com guerra.

pro-Mugabe

Anónimo disse...

Ainda bem que este debate mostra que nem todos estamos intoxicados pela propaganda da bbc e companhia. Há vezes que, por estarmos a ser bombardeados pela visão anti-Mugabe sem que ninguém reaja, chego a pensar que todos esquecemos a raíz do problema: a terra que os ocidentais queriam que continuasse nas mãos de uma minoria. Por isso o embargo total contra o Zimbabwe. Por isso a concomitante crise política e económica naquele país.

O Zimbabwe não está em crise por estar a ser mal governado. Está em crise porque sofre um embargo implacável de países racistas.

Carlos Serra disse...

Um poliedro é sempre uma boa imagem: mostra-nos as faces da vida. Entretanto, em postagem colocada há momentos, recordei o que o Egídio Vaz escreveu em Março e Abril sobre o tema (e respectivos sub-temas). Abraço.

Anónimo disse...

Alguém pensa que líderes africanos tratarão de problemas de imigrantes para Europa. Que engano, que engano.

Talvez tratar no sentido de prender quem pretender ir para Europa em troca de dolares para enriquecimento dos líderes.

Carlos Serra disse...

Ver a minha mais recente postagem sobre o Zimbábué.

Anónimo disse...

O espanta pássaros de L.Mabunda
Decididamente,quanto mais leio os artigos de Lazaro Mabunda mais me convenço da sua mediocridade como jornalista.E porquê? O artigo funda-se numa retórica “passional” – Brown e os europeus maus e Mugabe e os africanos os bons.É assim que Brown é quAlificado de “pecador”,”epileptico” com “desorden cerebral”.Imaginemos que amanhã a imprensa britanica qualificasse Guebuza nos mesmos termos,o que Mabunda diria? A crise interna (politica e económica) é transferida para a confrontação existente nas relações bilaterais entre o Zimbabwe e o RU. Mas onde está a informação e análise sobre as causas reais internas do descalabro do Zimbabwe?Nada!!! ou talvez uma conclusão generalizada a todO o continente e a todos os processos de descolonização noutras regiões, sem demonstração factual, de que “não se pode alcançar a independência sem se recorrer aos metodos mugabianos”! Mas que métodos¿ ele não diz! É de se perguntar qual é realmente o contéudo informativo,esclarecedor – poiS é essa a verdadeira vocação da sua profissão- para a opinião pública nacional?Exaltar rancores,passados já passado,a teoria já gasta de “a culpa é dos outros”, é tudo o que encontramos no seu artigo.O futuro do povo zimbabweano,da democracia no Zimbabwue,que lições tira,r para nós e para o resto do continente, da experiência daquele país¿,não vemos nada!!! Mas não há mesmo nenhum partido que recrute o Lazaro para chefe de departamento de propaganda?