30 outubro 2007

Isto é criminoso!

"O transporte de material militar obsoleto via marítima, do município da Catembe para o campo de destruição, no distrito de Boane, passando pelo centro da cidade de Maputo, pode terminar em tragédia. O facto é que o armamento bélico está sendo transportado no mesmo “ferry-boat” que leva consigo centenas de passageiros, pondo em perigo as suas vidas e não só, isto se se considerar que por qualquer motivo ele possa explodir, causando danos incalculáveis."

12 comentários:

Anónimo disse...

Minha nossa! Só de pensar que neste dia eu estava a fazer uma travessia com minha família e vi o carro militar lá mas não dei conta de que era um carro bomba! Seria uma verdadeira tragédia. Sei que é possível chegar a Boane sem ter que ser via marítima e para este caso seria muito bom que esse transporte fosse feito via terrestre! È incrível como as coisas acontecem no nosso país!!!

ilídio macia disse...

NEGLIGÊNCIA GROSSEIRA!

Anónimo disse...

Ki nada pa!! a prevencao so se faz depois do desastre.

Eki na realidade os obusos podem ou nao rebentar. Dai que jogamos no seguro..ki nao podem rebentar.Se rebentar..eh so acidente...

Abracos

Carlos Serra disse...

A travessia está a ser feita há vários dias e há vários dias que isso é "natural", que ninguém de direito tome medidas imediatas. Transportamos no batelão obuses com a mesma naturalidade com que transportamos laranjas ou batatas. "Não há crise"!

Anónimo disse...

eh..e kuando rebentar, eh so pegar na cassete e tocar a musica de sempre:

Vamos abrir ma comissao de inquerito
para averiguar o que se passou
Caso haja neglicencia
Os culpados serao responsabilizados
Lamentamos a perda de vidas
O Governo vai apoiar a familia da vitimas.

Coro
Inquerito
mais um inquerito

Anónimo disse...

Mais uma questão de responsabilidade e responsabilização... deixada ao acaso. Preocupante!

Anónimo disse...

Estranhas vontades do povo
Memória pequena ou curta se calhar as duas coisas. Março 22 dizem morre centena de pessoas, paiol explodiu, vontade do povo na radio, televisao, jornal e manifestacao, pequena mas aconteceu, pedia-se demissao do ministro da defesa e nada, fora cadeia para os agitadores da agitacao (manifestacao)! Continuam as explosoes e agora ate transporte de armamento no ferry boat, tentativa de homicidio frustrado?
De novo nas vontades do povo… hoje ela venceu na questao das eleicoes, porque agora conta essa vontade?
Estranhas vontades ou ainda nao descobrimos quem e o povo!
Ai Ai Ai Ai

Anónimo disse...

É assim, quando não é a população a desistabilizar o país, é o governo e vice versa...para o nosso caso são algumas atitudes "ingênuas" do nosso governo.
Primeiro: O ferry serve de transporte púbico e está licienciado para tal.
Segundo: julgo haver uma proibição para o transporte de material explosivo ou radioactivo na embarcação, se não tem devia ter...
Terceiro: Esse trabalho(transportar obuses) é da inteira responsabilidado do Ministério da Defesa e e não do Ministério dos transportes e comunicações e tratando-se de uma travessia, deveriam estar a ser usadas embarcações da marinha de guerra e não transporte de civis.
Quarto: Ninguém sabe exactamente o estado de segurança daqueles obuses. Não basta só embrulhar numa lona militar e meter na embarção.
Que estas situações não se repitam...pois não se faz ideia da tragédia que espreita...E ficaremos nas comissões de apoio as vítimas e suas famílias...

Carlos Serra disse...

Justamente.

Anónimo disse...

Penso que devia citar o jornal de onde extraiu esta notícia para seu blog. É totalmente deselegante não citar quando se trata do jornal que publicou esta história, porque o ilustre prof. catedrático conhece esta regra elementar e cumpre-a quando lhe convem (Zambeze, O País online, Savana...). Ou o "Notícias" serve para as suas troças? Nem sei porque é que eles ainda publicitam a sua campanha para a eleição do seu blog!

Anónimo disse...

Heitor, se fores a "clicar" no subinhado verás a fonte onde o Professor retirou a notícia( Jornal notícias)...

Anónimo disse...

Triste situação... infelizmente tenta-se resolver um problema com um outro mais grave. Já ouve explosão de material bélico sendo transportado em camião pintada a verde e que se diz militar... já ouve explosão de vários paióis no País... só ainda não ouve explosão de obuses na água porque já ouve explosões em terra, no ar... o que falta é no mar para que a Comissão de Inquérito avalia os danos causados aos animais que lá vivem porque´em terra o estuda já está concluído... Bolas pah! Haja responsabilidade... aquele é um meio civíl e não militar.

Therere