28 dezembro 2007

Aforismos

"Uma convicção é a crença de estar, num ponto qualquer do conhecimento, de posse da verdade absoluta" (Friedrich Nietzsche)
Cá vai mais uma fornada de aforismos perversos:
1. Quanto mais pequena for a capoeira, mais enfatuados e guerreiros são os galos candidatos ao cargo de galoeiro-mor.
2. Quando estás em dificuldades numa discussão, responde até à saciedade com a santa doutrina das perguntas. Se eu disser que isto é baixo, tu respondes perguntando o que é baixo, alto, quente, frio, vida, morte, gordo, magro, rico, pobre, esquerda, direita, etc.
3. Se queres vencer numa disputa sobre quem tem a verdade, tenta persuadir os outros de que os adversários é que se convenceram de que a detêm. Tu não, tu és o santo cruzado que apenas luta humildemente não por ela, mas pelo partorioso caminho para ela.
4. Quando queres lutar a contento, não uses as auto-estradas. Nos caminhos vicinais tens melhor público e aí podes, até, ser o ouvinte de ti próprio.
5. Se queres ser chefe, presidente, ministro, papa, imperador, profeta, santo, tenta provar que as lições que dás sobre arte de governação são despretensiosas e apenas visam o bem da nação.
6. Quando o público não te ouve tanto quanto desejas, assegura-te o doce repouso espiritual de que só tu és presciente e condena os adversários por serem medíocres e não te seguirem.
7. Se estás perturbado na estrada, toma a decisão de provar que o problema está na estrada e não em ti.
8. Quando pregares a santa verdade com todos os recursos da santa autoridade, tenta mostrar que o fazes desinteressadamente em luta contra mentes jurássicas sem escrúpulos.
9. Quando uma realidade te incomoda e tu és amarelo, procura mostrar que os responsáveis dessa realidade são verdes e por isso são perniciosos.
10. Se os teus concorrentes no mercado das ideias têm seguidores, procura convencer os curandeiros de que esses seguidores são acéfalos e têm mentalidade de cipaio.

3 comentários:

Egidio Vaz disse...

interessantes aforismos esses. Abracos de sempre.

Carlos Serra disse...

Abraço!

Miller A. Matine disse...

" Na propria ferida, reside o remedio"