08 dezembro 2007

Informação-natureza: o pensamento da direita hoje (1)

"A verdade é una; o erro múltiplo. Não é por acaso que a direita professa o pluralismo" (Simone de Beauvoir)
Para os mandarins da direita, os tempos estão, faz muito, claramente maduros para se fazer a diálise dos problemas e destes se evacuarem de forma definitiva as chatas questões que, porque políticas, mancham o horizonte que muitos desejam puro, técnico, pluralista, horizontal, despido de conflitos, apenas governado pelas crenças assexuadas e pela arte da hermenêutica a cargo dos cientistas e dos técnicos nefelibatas. A história chegou ao fim: dizem.
Não é esta a era das tecnologias de informação? Por que deveremos entender por informação outra coisa que não seja rigorosamente apenas isso, informação, coisa técnica, coisa agarrável, neutra, utensilar? A ideologia acabou, não é?
Qual, afinal, o pensamento da direita (termo que provocará, ontem como hoje, numerosas úlceras gástricas) 52 anos após a publicação do "Pensamento da Direita, Hoje", de Simone de Beauvoir? (na imagem, a reprodução de um quadro de Malangatana retirada daqui).

8 comentários:

AGRY disse...

De que serve estar contra o fascismo – que se condena – se nada se diz contra o capitalismo que o origina?” Bertolt Brecht .

Abraço
Agry

Carlos Serra disse...

As margens que comprimem o rio...Abraço!

Anónimo disse...

Hoje em dia falar de pensamento da direita ou esquerda tornou-se algo meio complicado pois a mundialização ou globalização gradulamente dissolveram estes pensamentos.

Carlos Serra disse...

Não creio que isso tenha acontecido, Wetela. De resto, podemos, se quiser, eliminar essas palavras e reenviar as nossas posições para estarmos a favor, contra ou indecisivos em relação ao neo-liberalismo e à sua forma específica hoje de imperialismo, termos eventualmente mais apropriados do que os de globalização ou mundialização, cheios de inflacção retórica e reenviados para o doce manto dos qualificantes técnicos. Abraço.

Anónimo disse...

Professor, O Senegal e (parece-me) a África do Sul, bateram com a porta da Cimeira Europa-Africa. Esta é uma informação de transcendental importancia que carece de ser divulgada e analisada.

Creio que a posição destes países se funda em bons motivos. O Acordo de parceria que está a ser-nos oferecido não é Bom. Só um exemplo: Há-de ter um efeito devastador sobre as finanças públicas. Com a agravante de que a Europa nem sequer falou dos subsídios generosos que dá à sua agricultura.

Dum lado, os europeus colocam seus produtos nos nossos países livres de direitos. Por outro lado, nós não colocamos nada na Europa porque eles "dumpenguizam" o seu mercado com os subsídios que dão aos seus agricultores. Assim, nosso milho, nosso arroz, nosso algodão, nossa laranja, nossa couve tornam-se incompetitivos lá.

Oxalá o Senegal possa ser imitado por cada um dos nossos países.

Obed L. Khan

Carlos Serra disse...

Tentarei estar atento à informação final da cimeira, obrigado.

Isabel Victor disse...

E ... a 2ª Cimeira UE-África está a chegar ao fim.

Portugal vai cumprir seu ideal ...

Importante, esta página da História !

Acredito ...

Acre.dita meu amigo ?

Indicamente, faz sentido ?


Bj*

Carlos Serra disse...

Importante, sim. Aguardo os resultados e meter-me um pouco dentro da cimeira, se possível me for. Abraço índico!