30 setembro 2008

Ataque às ATMs

Segundo a estação televisiva STV no seu noticiário das 20 horas, duas ATMs do BIM foram destruídas hoje com explosivos, uma na Matola, outra em Maputo, sendo preocupação dos autores o roubo de dinheiro.
Adenda: veja notícia mais desenvolvida na edição online do "Notícias" de amanhã, já disponível aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

Isto eh preocupante Professor. Este tipo de crime conheceu o seu aperfeicoamento na Africa do Sul depois da Policia local debelar os ataques aos carros de transporte de valores. Os larapios descobriram as ATM como alvo tendo destruido, usando o mesmo modus operandi, cerca de 100 ATM em toda RSA. Ha uns meses, este tipo de crime parece estar controlado pela Policia Sul-Africana depois de deterem um grupo em que se encontravam alguns membros de uma empresa mineira. Os dinamites usados neste tipo de crime sao os mesmos usados pelas Minas na detonacao do solo para escavacao. Isto quer dizer que o "know how" e o modus operandi passou para Mocambique. Nao me lembro de ter ouvido que tal tipo de crime ocorra em paises que fazem fronteira com a RSA. Terao os bandidos atravessado a fronteira, dada a impermebialidade das nossas forcas de seguranca? Espero que nao.

Carlos Serra disse...

Muito importante a informação que aqui deixa, espero que a nossa polícia esteja atenta.

Anónimo disse...

Professsor
Alguns aspectos para acrescentar:
O que fez a polícia depois da 1 tentiva no HCM;
Como se explica que 1 hora depois Matola sofra o mesmo tipo de assalto?
Na polícia não há rádios para se comunicarem entre eles?
Não houve perseguição do 1 grupo?
Normalmente as ATMs tem um dispositivo de cameras ocultas não gravaram nada?
PS. Professor essa tese de são Sul africanos não cola. Se fôr o caso como bem dizia Samora " o feiticeiro para entrar em nossa casa é porque alguém daqui de casa abriu a porta"...
Ajude nos professor!!

Anónimo disse...

eu acho que isto pode ser uma consequencia dos REGRESSADOS do MASSACRE XENÓFOBO...
este fenómeno vem daquelas bandas e muitos compatriotas que voltaram poderão estar por ai sem fazer nada e como o "DINHEIRO É O NOSSO MESSIAS(SALVADOR)" muitos deles (infelizmente) seguem esse caminho.

O curioso é que só foram ao BIM..!!!?

pROF. SERRA o banco central parece que tem uma proposta de todos utentes dos ATM´S passarem a partilhar os mesmos serviços (independentimente do banco)...!!?
será que com está moda os bancos vão aceitar partilhar os serviços??

Unknown disse...

Realmente Magno! tendo enconta que desta vez o alvo foi só e somente o BIM, não vejo esse projecto do BM a se concretizar.

Mas esta mete medo porque um dis vam detonar nossas cabaninhas, já imaginou a desgraça?...