20 fevereiro 2009

Sabe que no "congado" entra...Moçambique?







Pois é, parece coisa bizarra esse título, não é? Mas uma gentil brasileira do município de Alvinópolis, Estado de Minas Gerais, a Lisa de Carvalho, também leitora deste diário - rainha desde maio de 2007 a Maio de 2008, na foto -, me falou muito hoje do congado, dança de plena mestiçagem de cultos católicos e africanos envolvendo a coroação de um rei, na qual surge o nome do nosso país. Vejam só o que está escrito na Wikipedia:
"Na celebração de festas aos santos, onde a aclamação é animada através de danças, com muito batuque de zabumba, há uma hierarquia, onde se destaca o rei, a rainha, os generais, capitães, etc. São divididos em turmas de números variáveis, chamados ternos. Os tipos de ternos variam de acordo com sua função ritual na festa e no cortejo: Moçambiques, Catupés, Marujos, Congos, Vilões e outros."
Adenda 1: das primeiras quatro fotos foram tiradas em Alvinopólis e foram-me enviadas pela Lisa de Carvalho. A quinta pertence à Wikipedia.
Adenda 2: e se eu conseguisse um financiamento para ir a Alvinopólis estudar o fenómeno? Hum....coisa a pensar seriamente.

11 comentários:

Anónimo disse...

Hum... muito interessante este descobrimento.
Pácio

umBhalane disse...

Sr. Pácio

Com o devido respeito, e desculpe-me o atrevimento.

"descrobrimento" é uma palavra feia, com uma conotação muito má...

Melhor mesmo, sugiro, encontramento, achamento,...

Nunca "descobrimento".

Queira desculpar-me...

Puto em Maputo disse...

Pois é eu mesmo já participei de varias congadas, e havia me esquecido completamente deste detalhe!

Carlos Serra disse...

Gabriel: pode dar-nos detalhes, pode dar-nos a sua experiência? Obrigado.

Anónimo disse...

Ops... descobrimento. Descobrimento sim e eu me alegro muito por esse descobrimento.
Mingas

Obs. Agradeco a sua atencão.
Aqui policiamos e somos policiados.kkkk

umBhalane disse...

Fico satisfeito com a boa disposição.

Nãp precisamos ser cinzentos!

Vamos, então, esperar as achegas do Sr. Gabriel Borges.

Anónimo disse...

Carlos, obrigada pelo carinho como conta esta estoria linda de minha cidade natal.Confesso que foi um dos momentos mais lindos de toda minha vida!
Me senti tão feliz, envolvida na mistura do folclore e minhas raízes religiosas...e agora aqui no seu blog revivo esta emoção!
Estou a disposição para qualquer duvida ou curiosidade das pessoas que leem seu blog.
Obrigada, e vc esta convidado a ir a Alvinópolis.
um grande abraço
Lisa de Carvalho
lisapontesdecarvalho@hotmail.com

Anónimo disse...

Eu não vou esperar por nimguém, o Prof.Serra ja deu uma grande informacão do qual agradeco, e confesso que com o tio Google sinceramente não tenho por quêm mais esperar.
Mingas

Anónimo disse...

Boa noite!

Professor Carlos Serra, estou começando a acreditar que o senhor fará do Brasil a sua segunda residência.
A Congada está presente no Brasil inteiro, às vezes com maior incidência no caminho da escravidão.
Junto com a Congada inclua, por afinidade, no seu interesse de estudos a Folia de Reis, o Reisado, o Maracatu e a Cavalhada entre tantas e tantas outras manifestações.
Sugiro ainda o Círio de Nazaré - uma festa de 15 dias realizada no mês de outubro em Belém do Pará e a Festa do Fogaréu na quarta-feira de cinzas em Vila Boa de Goiás.
Mingas tem razão no "tio Google" os interessados encontrarão mais de 30 páginas sobre o tema e outros tantos videos.
Congada.com.br é um site goiano, tem boas informações, lembro também, do site da Associação Brasileira de Antropologia.
Parece-me que existe um estudo sobre a relação das Congadas do Brasil e São Tomé e Príncipe.
Fico muito feliz quando surge a oportunidade de aprofundarmos e melhor conhecermos essa identidade cultural afrobrasileira.
Parabéns Lisa de Carvalho por ter despertado esse interesse,pois a rede é "poderosa"!!!
Um abraço. Juraci

Carlos Serra disse...

Obrigado e abraço, Juraci, até breve, pois volto a SP em Agosto.

Anónimo disse...

Olá, sou do interior do estado de São Paulo e quando criança assisti a muitas congadas (aqui não se falava congado). E havia também moçambique. Mas não lembro direito qual é a diferença entre congada e moçambique. Parece que no moçambique os homens usavam espadas feitas de madeira. Um abraço. Caetano.