30 maio 2009

Guebuza e Simango em comícios hoje

Neste momento e na sequência da sua visita à cidade de Maputo, o presidente Armando Guebuza orienta um comício no Bairro de Magoanine C, periferia da cidade. Às 14:30, deverá ser a vez de Deviz Simango, presidente do MDM, no Bairro de Mafalala, após ter inaugurado a sede do partido na cidade de Maputo (a Rádio Moçambique - RM - referiu ambos os fenómenos hoje, no noticiário das 12:3o).
Adenda 1: a RM também deu voz hoje ao presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, que afirmou que em Nampula está não a sede do partido, mas a residência do presidente do partido, ele mesmo. Acrescentou que "os Macuas são Renamo"(sic, fazendo referência às muitas pessoas presentes num comício seu).
Adenda 2 às 20:01: a RM não fez nenhuma referência ao anunciado comício de Deviz Simango no seu noticiário das 19:30.
Adenda 3 às 20:12: alguém acaba de me informar que, de acordo com a STV, Simango não esteve no comício, quem esteve foi o delegado do MDM em Maputo.

23 comentários:

umBhalane disse...

"os Macuas são Renamo"(sic)

Falta pouco para sabermos, Mano Velho!

Falta pouco, mesmo.

Anónimo disse...

Vi e ouvi a STV!

Simango sentiu-se mal e por conselho médico não participou.

Para evitar futuros precalços em Maputo e Gaza, aconselho Deviz a passar por Nova Mambone antes das vindas para Sul, para blindagem (Mambone aguenta Maputo).

Mau começo, muito amadorismo. crianças, "apanhadores" de camisetes, a dessidente Renamista Maria Moreno e pouco mais. Esperava mais!

O MDM deve ponderar, com pragmatismo, os seus pontos fortes e fracos nas diferentes praças, e, sem precipitações, concentrar recursos onde as perspectivas de sucesso forem mais fortes.

Quem tudo quer, arrisca-se a tudo perder.
__

Anónimo disse...

Um comentario de manifesta má fé claramente de um individuo armado de conselheiro que gostaria que so um partido pensasse na terra.
JRungo

Anónimo disse...

ainda assim,

tenho que concordar com o anonimo.

maputo vai ser complicado.

o partido no poder nao vai facilitar.

naturalmente.

a vida continua.

melhoras para o daviz.

valeu pela tentativa.

Anónimo disse...

Ma fé? Porquê? por sugerir que o MDM pondere com realismo seus pontos fortes e fracos e, com os reais recursos quantitativos e qualitativos que tiver se concentre onde o sucesso possa ser mais provável.

Comentei com base no que Vi e Ouvi.

Sou pelo Multipartidarismo, tenho simpatia pelo Deviz e gostava de ver o MDM representado na AR. Não tenho é ilusões: nas eleições que se aproximam Guebuza e a Frelimo vão passear-se... porque têm recursos (do Partido e do Estado) e estão a fazer o trabalho no terreno.

Estou curioso por ler na nossa imprensa diária e semanal a apreciação ao primeiro Comício do MDM em Maputo.
__

Anónimo disse...

tambem nao considero ma fe do anonimo.

acredito tambem que o MDM tem que ser realista.

as regras de jogo vao ser essas pelo menos em maputo e gaza.

agora sim, comecamos a ver jogo.

primeiro ataque, primeira defesa.

ainda so comecou.

faltam 150 dias aproximadamente.

volto a dizer, valeu pela tentativa.

Reflectindo disse...

1. Macuas são Renamo?

2. Afinal o que é Renamo, partido ou etnia?

3. Um jogo semelhante ao da Frelimo em relacão a zona sul e em particular com os machanganas e Gaza ou macondes em Cabo Delgado?

Reflectindo disse...

Quanto à questão do ev comício de Daviz Simango vou acompanhando os comentários que na verdade estão a ser muito úteis.

1. Se Daviz não foi ao comício programado por motivos de saúde, nada mais devia fazer. O estado de saúde de um indivíduo é mais complicado do que todos nós pensamos. Agora mesmo estou a frentar a minha filha que está a vomitar, embora todo o dia tenha anadado saudável.

2. "Para evitar futuros precalços em Maputo e Gaza, aconselho Deviz a passar por Nova Mambone antes das vindas para Sul, para blindagem (Mambone aguenta Maputo)."

Segundo o meu ponto de vista, este conselho não é para descartar. Inhambane onde até professores e membros de direccão se filiam ao MDM, é mais importante que Maputo onde apesar de aglomerar "académicos", há ainda muita falsidade, muito medo. É estranho que não haja aqui quem diga que foi para Mafalala para se encontrar com o Daviz e ficou desiludido por ELE não ter vindo em pessoa.

3. Quanto à Maria Moreno, não entendi. Seria bom que o anónimo me esclarecesse muito mais melhor. Assim podemos trocar opiniões.

4. Concordo com os que dizem que a tentativa valeu. O MDM não deve dormir e, deve é saber onde investir mais. Nisto pensei de certos académicos, por coincidência naturais duma província do sul de Mocambique que criticavam a Renamo por não constituir uma oposicão credível mas que a partir de Setembro passado, seu alvo principal passou a ser Daviz e MDM. Para esses académicos, Daviz é cínico, indisciplinado e tudo mais o que eles entendem porque ao contrário ele devia cumprir integralmente as ordens de Afonso Dhlakama que visam dar sempre a vitória à Frelimo. São intelectuais de conveniência que ficam chateiados com músicos que não promovam os patrões autrora comunistas.

Na minha modesta opinião, Chicualacuala pode ser mais importante para o MDM que Xai-Xai.

Contudo concordo com os que acham que tentar vale, embora eu imagine a estratégia mais válida para Maputo, essa estratégia que possa fazer ir às urnas aos que bem escreve nos blogs.

Anónimo disse...

bem refletindo.

o importante em maputo, podera ser as pessoas terem consciencia que devem ir as urnas.

isso ira acontecer.

o daviz e o MDM devem "blindar" sim, mas, no controle das eleicoes, evitando "fraude generalizada", o resto vai acontecer naturalmente.

quem estava a espera que mafalala corresse as mil maravilhas, aproveita a ocasiao para pensar, refletir e acima de tudo, para todos, refletirmos se realmente esta tudo bem.

MDM 'e democratico, 'e passifico, 'e alternativa, mas, infelizmente, nao se quer alternativas ao poder, existem bastantes interesses envolvidos,gente que esta ficando rica e o MDM vem para os pobres.esses a unica coisa valida que poderao ter 'e o voto.

vamos ver ate 28 de outubro, iremos de facto constatar o caracter de todos os partidos politicos, iremos de facto verificar quem quer progresso, desenvolvimento, evolucao e como 'e que pretende trazer isso.

se em ultima instancia o POVO voltar a escolher FRELIMO, que seja a FRELIMO. vamos esperar e ver os resultados.

um "iceberg" 'e sem duvida o HIV, com maputo da FRELIMO a liderar com uma taxa de prevalencia de 30%.
deixemos os maputenses optarem por manter o status quo, em 2010 veremos os resultados.

afinal o MDM pretende o MELHOR PARA TODOS, incluindo maputo.

Anónimo disse...

Caro Reflectindo,

1. Gostava de ter visto um evento melhor organizado. Fica a ideia de que sem Deviz, perde-se qualidade, entra-se na vulgaridade.

2. Fica também a ideia de que Deviz, um batalhador, um "animal político" tem, como qualquer ser humano, capacidades fisícas e psicológicas limitadas.
Está, provavelmente, a exceder-se, daí o stress, esgotamento, etc, num momento crucial: 1º comício na capital.

3. Eventualmente, muitos dos que rodeiam Simango, procuram oportunidades e têm pouco para dar nesta face dificil de arranque.

4. A referência a Mambone, teve o propósito, salutar, de ironisar.

Todos conhecemos a capacidade dos Vovôs de Nova Mambone para "engarrafar" ou "blindar".

No fundo (ironizando uma vez mais) trata-se de rentabilizar o uso das nossas capacidades... tal como os adversários fazem. Há muito boa gente de Maputo, que ruma áquelas paragens!

5. Quanto á Maria Moreno, tem todo o direito de aderir aos movimentos que entender. A sua presença no evento revela uma vontade firme doutras experiências.

Simplesmente, o evento foi tão pobre, que ela própria parecia sentir-se frustrada. Provavelmente, ela própria estava à espera de algo diferente. Vê as imagens que a STV transmitiu!

6. Achei ainda de uma pobreza enorme, sem ímpeto político, as declarações da Ivete Fernandes (da cúpula do MDM) que não soube aproveitar a presença de um orgão como a STV para transmitir ideias de força do Partido.

7. Com humildade, importa aprender do "mais velho": a vitória organiza-se, prepara-se".

As campanhas políticas (como o próprio nome campanha sugere) são batalhas: tem que se saber quem é o nº 1,2,3...etc. Se o Chefe falha por razões de saúde ou outras, o nº 2, e assim sucessivamente, sabe o que fazer de imediato, não ficam "orfãos", como aconteceu!
__

Com toda a sinceridade e simpatia que tenho pela sua sempre correcta postura: rápidas melhoras para sua Filha.

Anónimo disse...

absolutamente refletindo,

o caminho 'e longo e duro.

sem recursos, com muita vontade, exige-se ao MDM o melhor que puder.

se nao vencer as eleices, provavelmente perdemos todos.

tambem analizando de um outro angulo, o MDM em caso de vitoria, tera que resolver problemas bastante graves como HIV, pobresa e sistema de educacao.

assim, se calhar, a FRELIMO ao vencer, va tentar resolver o que ate agora, tem limitado a "criar" em muitas situacoes.

o MDM 'e um movimento, que entre outras coisas, devera chemar a atencao do governo para problemas que Mocambique tem.

o governo por sua vez, 'e que tem a responsabilidade de os resolver.ate agora tem mostrado incapacidade, e os problemas vao se multiplicando.

a postura do presidente, dos ministros, da comunicacao social, dum ponto de vista ideal, deveria ser outra, bastante mais humilde, bastante mais activa, e muito menos "individualmente" ganaciosa, incentivando ideias criticas e construtivas, procurando solucoes.

mas, seria postura ideal, para quem tem uma responsabilidade de liderar, para quem domina o conhecimento do "basico" bom senso.

provavelmente acontecera, num futuro incerto.

Anónimo disse...

Resultado:

Frelimo 1
MDM 0

Mas nao desespere Daviz, o campeonato ainda nao acabou. Ha muitos bom jogadores por ai, ha espera de um treinador como o Sr.
Reenforce a equipe,eleve a moral, mobilize os adeptos e vamos ao ataque...pela DEMOCRACIA.

Viriato Dias disse...

Triste foi ler grande parte dos comentários aqui proferidos, estão aqui as pessoas a debater pessoas e NÃO ideias. Por acaso alguém terá em mão o plano estratégico do MDM e não a beleza do nome e rosto de Guebuza ou Simango ou Dhlakama? Temos que começar por favor a opinar com responsabilidade. Este país está na mãos dos jovens, em nossas mãos e temos que começar a tomar a rédea das coisas de forma académica e intelectual. Quem duvida que raleie os e-mails, até há questões étnicos que foram levantados, mostrando como o é tão evidente o conflito Centro, Norte e Sul no país!!!

Um abraço

Reflectindo disse...

Caro Viriato Dias

Concordo contigo que temos que opinar com responsabolidade. Mas também, meu caro amigo temos que ser honesto e dizer as coisas como são, o que em si é uma grande responsabilidade.

As questões étnicas são mesmo muito sérias e que devem ser levantadas. Para mim, é importante procurarmos entender do porquê o multipartidarismo que é uma realidade em Niassa, Nampula, Tete, Sofala entre outras próvincias mas ainda não espreitou a província de Gaza e é fraquíssimo em Maputo? Precisamos de saber o que é dito ao eleitorado pelos políticos e como este mesmo eleitorado pensa? O problema estará mesmo nos eleitores? AWEPA escreveu algo sobre a campanha eleitoral de 2004 em Gaza e que penso que deviamos discutir honestamente sobre isso.

Caro anónimo,

Obrigado por ter me esclarecido ao que diz respeito a Maria Moreno. Não penso que ela tenha ficado frustrada. Talvez ela saiba mais o que ela tem que fazer sobretudo em Maputo.

Anónimo disse...

O acolhimento de tudo quanto é rejeitado ou não se adaptou noutros partidos, pode não ser boa opção.

Tenho dúvidas que Moreno e Mussa possam vir a ser de facto mais valias para o MDM.

Depois da sua passagem pela Renamo, deviam optar por um "período de nojo" e ao aderirem a uma nova formação, começar como mlitantes de base. ... mas cada um é livre de ter as ambições que quiser!

Anónimo disse...

Alguem tinha aconselhado os bloguistas do MDM a sairem dos computadores e irem ao comicio. Pelos vistos o meus amigos não deixaram o conforto do computador e obrigaram que o jovem edil tivesse uma retirada estratégica.

Com comicios as moscas, um dia vão criar enfarte ao vosso presidente.

Juvenal

Reflectindo disse...

O acolhimento de tudo quanto é rejeitado ou não se adaptou noutros partidos, pode não ser boa opção.
O Anónimo escreveu o seguinte:

"Tenho dúvidas que Moreno e Mussa possam vir a ser de facto mais valias para o MDM.

Depois da sua passagem pela Renamo, deviam optar por um "período de nojo" e ao aderirem a uma nova formação, começar como mlitantes de base. ... mas cada um é livre de ter as ambições que quiser!"

O anónimo pode ter razão ou pelo menos tem o direito à dúvida, mas nessa ordem de ideias, nem Daviz devia ter pensado em dirigir um partido.

Posso concordar que umas novas figuras seriam óptimas, mas também o problema é que muitos dos que não se meteram na política são pessoas menos interessadas em fazer directamente um trabalho político.

Anónimo disse...

As más linguas, vindas de Sofala, dizem que a Renamo em Sofala concorda com a retitada do Busto do André Matsangaice, porque acham que ele representa o Urias Simango e as três crianças que ele carrega simbolizam o Lutero, o Daviz e o falecido Maúca.

Se a moda pega, no dia que for edil, também vou colocar o Busto dos meus progenitores

Viriato Dias disse...

Não creio que a zona sul seja tão tribal como pode parecer, o que há é uma série de questões que se explicam com o passado histórico do nosso país. É todo canto é assim, mesmo em países em que as democracias, dizem eles, é o exemplo mundial, a génese, etc, etc há dessas. As pessoas nem sempre chegam a agir em pleitos eleitorais com inteligência e responsabilidades, quantos não lê um único manifesto sequer dos candidatos, para depois julgá-lo no fim do mandato? É porque há no meio de tudo questões históricas. É uma questão que dura o seu tempo mas acaba. Todavia, esta questão merece um estudo de facto, mas o que não concordo é a forma como as raças, etnias, origem estão a ser colocada para obter vantagens politicas de terceiros, isso é que é feio e deplorável. Os comentários são interessantes, mas alguns deles deixa transparecer que ainda há, infelizmente, feridas em algumas pessoas. Quem não tem um telhado de vidro???

Um abraço

Anónimo disse...

Macuas são Renamo? O Dhlakama quando está emocionado fala muitas barbaridades. Várias vezes ouvimo-lo dizer 'já ganhei', mas nunca vimos victória alguma. Uma prática bem recente (nas eleições autarquicas de 2008) mostrou que MACUA não é RENAMO. Com quem estão os Municipios de Nampula que pertenciam a RENAMO? Esta é uma pergunta que deixo para ele responder. O povo macua é extenso, o Dhlakama não pode e nem deve tirar conclusões por causa de um PUNHADO. Experimenta ir a Malema, Ribaue, Lalaua, Mecuburi e muitos outros distritos do interior, vai depois diga-nos se Macua é Renamo. Macua é um povo com muita visão que só quer o melhor para ele. Esperimentou a Renamo e percebeu que é um Martirio.É bom que o Dhlakama acorde e perceba que já lá se foram os tempos das vacas GORDAS. Mais não disse.

Anónimo disse...

Tem aqui gente que gosta do escarnio e nde ofender que odeia tudo o que nao vem do seu partidao. Um dia é Juvenal, outro outro nome de novo para disfarçar seu papel de polícia chateado e mostrar que sao muitos. Analisem bem.
jmrungo

Reflectindo disse...

Meu caro anónimo que escreveu o seguinte:

"As más linguas, vindas de Sofala, dizem que a Renamo em Sofala concorda com a retitada do Busto do André Matsangaice, porque acham que ele representa o Urias Simango e as três crianças que ele carrega simbolizam o Lutero, o Daviz e o falecido Maúca.

Se a moda pega, no dia que for edil, também vou colocar o Busto dos meus progenitores"

1. Não achas que isso é incoerência da Renamo e uma forma de complicar a Frelimo, embora seja mais uma tendência de alianca, Frenamo?

2. Supunhamos como que o Busto e a praca representem Urias Simango, o nacionalista que fundou um dos três movimentos nacionalistas antes da Frelimo e a pessoa que foi Vice-Presidente da Frelimo (Frente de Libertacão de Mocambique), ainda terá que ser retirado por isso? Portanto, Urias Simango não pode ser herói nacional ou pelo menos lá Beira não pode ser considerado herói. Porquê?

3. O caro anónimo se lembra do caso do edil lá na terra de boa gente que mudou o nome da rua para baptiza-la ao seu próprio nome?

4. Sou da opinião que se os teus pais fizeram algo que lhes mereca busto ou a heróis, devias comecar a reclamar agora para que eles não sejam esquecidos. Nessa luta conta comigo.

Reflectindo disse...

Caro Viriato Dias, concordo contigo que são questões que explicam o passado histórico. Mas precisamos de dizer a verdade com honestidade para combatermos o uso de raças, etnias, origem para obter vantagens politicas de terceiros. É O QUE SE PASSA EM MOCAMBIQUE... Um outro aspecto é que precisamos de uma política clara de integracão para eliminarmos o que não permite para o desenvolvimento do processo democrático multipartidário.