30 dezembro 2009

(153) 30/12/09

Também o "Notícias" referiu as muitas iregularidades do processo eleitoral assinaladas pelo Conselho Constitucional, aqui (confira também o "O País" aqui). Entretanto, os novos deputados tomarão posse no dia 12 de Janeiro do próximo ano. Todavia, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, asseverou há dias que os deputados do seu partido não tomariam posse. Enquanto isso, não há ainda indicação de quando esse partido organizará manifestações que prometeu fazer a nível nacional como protesto contra os resultados eleitorais, que considera fraudulentos.
Adenda: o acórdão do Conselho Constitucional não consta ainda do seu portal; igualmente não está ainda disponível o relatório final da União Europeia, prometido para dois meses após o processo eleitoral, aqui.
Adenda 2 às 7:46: preste atenção a artigos de opinião do seguinte género laudatório, aqui.
Adenda 3 às 10:21: parece manter-se um cerrado controlo policial em torno da Renamo em geral e de Afonso Dhlakama em particular.
Adenda 4 às 11:23: o acórdão do Conselho Constitucional já pode ser consultado, são 44 páginas em formato pdf, aqui.
Adenda 5 às 11:34: ocupando toda a p. 20 do semanário "Canal de Moçambique" desta semana, há um texto escrito pelo jornalista Borges Nhamirre com o antetítulo "Para não sujar a imagem do regime" e o título "Conselho Constitucional omitiu provas materiais que fundamentam fraude eleitoral".

2 comentários:

Anónimo disse...

O Acordao ja esta disponivel.

Unknown disse...

"... depois de termos conquistado a independências, não iremos a nenhuma negociação com Restos mortais, quinquilharia do colono" Samora Machel, quando interpelado sobre a possível negociação com a RENAMO