28 julho 2010

A ler

Aqui e aqui. Sobre a Vale em geral e em Moçambique, aqui.Free Translation

2 comentários:

Abdul Karim disse...

Nao gostei da prestacao do Brasil no Mundial,

Aquele segundo golo, contra a Costa do Marfim, foi falta, o arbitro viu,

E o jogo com Portugal foi uma miseria.

ricardo disse...

Na Zambia, mas tambem em Mocambique. Novos actores, velhos problemas...

Lia eu no pais que o futuro aeroporto internacional de Xai-Xai vira a ser construido neste quinquenio.

Como e evidente, a razao de ser deste aeroporto E NOVAMENTE DETERMINADA pela pressao do Capital estrangeiro e nao por uma estrategia consentanea de govenacao, no espirito da agenda XX-XXI!

Concretamente, os capitalistas dos resorts no raio XAI-XAI - BILENE & Cia. E os futuros investidores das areas pesadas do Chibuto - QUE VOLTARAO EM BREVE!!!

E aqui e que a porca torce o rabo. Desde Samora, mais nenhum governante mocambicano se atreveu a endividar a NACAO para o bem comum. Sempre ficam a boleia do que o estrangeiro decidiu para o nosso futuro. Neocolonialismo...

Ha dois anos por exemplo, fizeram-nos cair na ilusao de que os SILOS para cereais seriam para armazenar a producao camponesa que apoderece num canto do pais por falta de escoamento, enquanto no outro, morre-se a fome. E tambem, diziam-nos, para quebrar o "monopolio" das moageiras na combinacao de precos de venda ao consumidor de trigo, milho, etc. - essenciais para o pao- mas qual que? Ja vem hoje dizer-nos que os silos vao ser contruidos em parceria publico privada com a MOAGEIRAS!

Chamem idiotas a quem quizerem, eu e que nao sou!...

Primeiro as doacoes. Agora, a mesma coisa com outro nome. Parceria Publico Privada, que sao doacoes dinamicas, pragmaticamente orientadas em ambos sentidos do fluxo financeiro, mas com a balanca inclinada sempre para um lado. O accionista maioritario. Esta na moda, dizem...

Mas como a EDUCACAO esta ainda fora dos horizontes destes mecenas interesseiros, jamais havera algo de QUALIDADE nesse sector nos proximos tempos. Cabera unicamente ao Governo faze-lo por conta e risco. Mas como? Se nao tem o habito, nem a verticalidade de se endividar por causas de sobrevivencia de Estado?

Disse