28 julho 2011

Carta aberta ao Presidente da República de Moçambique

Doze organizações escreveram uma carta aberta ao Presidente Armando Guebuza. Extractos: "O Senhor Presidente recebeu recentemente um prémio ambiental concedido pela organização internacional WWF (Fundo Mundial Para a Conservação da Natureza) (...)  Constitui, sem margem para dúvidas, um motivo de orgulho para todos os cidadãos moçambicanos e um incentivo para que muitas outras iniciativas sejam levadas a cabo (....) Porém, sem demérito dos bons exemplos que conduziram à atribuição do referido prémio, continuamos a assistir em Moçambique a cada vez mais casos de delapidação criminosa dos nossos recursos naturais, com destaque para a exploração e exportação ilegal de recursos florestais e faunísticos, minerais e hídricos." Na íntegra aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Berlim - O delegado do governo alemão para os assuntos africanos, Gunter Nooke, acusou quinta-feira a China de corresponsabilidade na fome no Corno de África, “porque muitos investidores chineses compram terras e retiram aos pequenos agricultores a base de existência”.
...O predomínio da China em África levou mesmo a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a advertir já para um “novo colonialismo chinês”, centrado na apropriação dos recursos naturais.

Boletim Lusa - 29 Jul 2011

ricardo disse...

Estao todos com os olhos postos nos chineses. E se olhassem para estes tambem:

http://www.canalmoz.co.mz/hoje/19966-grupo-do-paraiso-fiscal-de-guernsey-adquire-empresa-mocambicana.html

Estes nao sao chineses nao! E nem sequer vieram plantar arvores ca. Ou vieram? E cade os beneficios fiscais, servem para que neste caso?!

nachingweya disse...

A carta ao Sr Presidente sugere que viremos os olhos para nós próprios através do espelho que o prémio é. A capa do Savana que suscita a carta não representa nem chineses nem outros. Mostra os melhores de entre nós.
A carta propõe que o país não seja mais considerado um despojo de guerra, uma conquista. Muito menos um espólio da guerra de libertação.
Tenho fé que a carta será ouvida e em breve descerão sobre o país os sinais de viragem.
(Se não para que serviria evocar Samora?)
Congratulo os autores pela iniciativa