27 novembro 2011

E se os Moçambicanos fossem Chineses? (20)

"Espere o melhor, prepare-se para o pior e receba o que vier." (provérbio chinês)
O término da série, com o último ponto do sumário, a saber: Se os Moçambicanos fossem Chineses: um prognóstico. E, sempre, trabalhando apenas com hipóteses e dúvidas.
Recordo a pergunta que coloquei no número anterior: se as posições geopolíticas mundiais fossem alteradas e os Moçambicanos tivessem  o poder e a hegemonia dos Chineses, procederiam como eles? Não sei - é, naturalmente, a minha resposta. Porém, se tivermos em conta que os seres humanos fazem a história mas não nas condições por eles escolhidas, que a fazem condicionados por relações e determinismos historicamente criados; se  tivesse sido possível à roda da história andar de forma diferente e colocar-nos na posição de grande potência, então talvez se pudesse dizer que os Moçambicanos procederiam como os Chineses, culturalmente de forma diferente, mas politicamente também de jeito digamos que mandão, no relacionamento com povos menos favorecidos em recursos de poder.
(fim)
Leitura recomendada: Feijó, João, Relações sino-moçambicanas em contexto laboral - uma análise de empresas em Maputo, in Serra, Carlos, A construção social do Outro, Perspectivas cruzadas sobre estrangeiros e Moçambicanos. Maputo: Imprensa Universitária, 2010, pp. 225-296.

1 comentário: