25 fevereiro 2012

Desenvolvimento desigual de Moçambique

Fonte aqui. Amplie a imagem clicando sobre ela com o lado esquerdo do rato. Entretanto, estude os resultados, logo abaixo, de um pequeno trabalho feito em 2006 por estudantes meus sobre a distribuição de telefones no país, recordando aqui:

9 comentários:

Sir Baba Sharubu disse...

Has the time come to start considering the change of Mozambique's capital, from Maputo
to a more geographically central province ?

Salvador Langa disse...

Impressionante diferença.

nachingweya disse...

A assimetria é entre Maputo e Moçambique e começa aqui um pouco depois de Marracuene. E sim, a excentricidade da capital faz com que o desenvolvimento de Maputo se irradie mais rapidamente para "os casinos"da RAS e Swaziland do que para dentro do país.
Durante e era colonial o projecto de deslocar a capital para uma posição geográfica mais estratégica teve vários defensores.

ricardo disse...

Meus senhores, ninguem abre um banco no meio do deserto, se nao houver uma maneira de se ir e regressar de la...

Comeca por ai.

Lembrem-se como se deu a conquista do Oeste nos EUA.

nachingweya disse...

Concordo com o Sr Ricardo mas acho que se pode estimular o acesso ao "deserto"com base em atitudes estratégicas de planificação criativa (apesar das restrições próprias da ecomia de mercado). Por exemplo, se ao emitir-se uma licença de exploração de bombas de combustível na COOP, onde todos sabemos que o negócio é rentável, se indexasse a essa licença a implantação e exploração de uma outra bomba de combustível em qualquer outro ponto do "deserto" como subsídio ao desenvolvimento nacional de infra estruturas (ou responsabilidade social), já não teriamos que viajar com "Jerricans" de combustível nas bagajeiras nem embarcar em programas estatais inviáveis de distribuição de combustíveis pelo "deserto" afora. Quem fala em bombas de combustível fala em Bancos.

Sir Baba Sharubu disse...

Brasilia, the new capital of Brazil is 52 years old.

http://en.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia

Sir Baba Sharubu disse...

Abuja is the new capital of Nigeria. It is 21 years old.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abuja

ricardo disse...

Senhor Nachingweya, o que diz e muito importante. Contudo, a meu ver, mais do que procurar uma capital (houve que sugerisse Mopeia por ser o incentro poligonal de Mocambique) penso que deveriamos concentrar as nossas atencoes nisto:

1- Descongestionar as urbes;

2- Aumentar a rede ferroviaria e hidroviaria;

3- Criar um PRESILD mocambicano.

E como se faria?

1- Os setes milhoes no distrito seriam melhor aplicados num Fundo de Fomento Demografico, cuidadosamente planificado pelo Estado, que incluisse infra-estruturas basicas como hospital, escola, esquadra de policia, correios, televisao, internet, agua e luz. O subsidio contra a pobreza urbana seria melhor aplicado caso o Governo impusesse como condicao que os seus beneficiarios fossem morar nas zonas de expansao determinadas pelo Fundo de Fomento Demografico;

2- A rede nacional deve crescer no sentido norte-sul; sul-oeste, e nao apenas oeste-leste (interior-costa). O plano nacional de estradas e INSUTENTAVEL para o governo. Mas valia que certos trocos nacionais fossem concessionadas a privados/publicos/PPPs segundo o modelo sul-africano. Pela extensao territorial de Mocambique, as vias ferreas tem uma melhor correlacao custo X beneficio, quer para investidores, quer para a populacao. E com o imenso potencial energetico que temos, poderiamos ter ramais com 2-4 vias. E davamos empregos aos locais que (tal como no tempo colonial) se encarregaria de vigia-las, limpar o capim, etc. Aqui tambem, sugeria que estudassem o modelo sul-africano. Por seu turno, Mocambique tambem deve explorar mais as solucoes hidroviarias, que chegam a custar somente 1/10 das rodoviarias e ate 1/5 das ferroviarias. Tanto os lagos Chire, Niassa, como o rio Zambeze, deveriam ser navegaveis para todo o tipo de cabotagem fluvial. Estudar o modelo alemao e canadiano. Por fim, a cabotagem maritima costeira deveria ser reactivada. Ja que a Navique e a Permar faliram, entao abra-se o mercado a quaisquer operadoras na area. Quanto ao transporte aereo julgo que o mesmo continuaria a servir Mocambique, possivelmente mais ligado ao charter turistico;

3- Por fim, replicar em Mocambique o PRESILD de Angola, reconstruindo a rede de pequeno comercio do interior, centros logisticos e grandes superficies distribuidoras nacionais nas capitais de provincia.

Postas as coisas assim, a meu ver, estariam garantidas as condiicoes para que a Banca se movesse ate ao seu Cliente, e com isso, toda pujanca economica que justificaria a posterior a criacao de uma futura capital mais longe de Maputo.

Por fim, referiu-se aqui a Brasilia e a Abudja. So que para ambas, a historia escreveu sentencas diferentes. Brasilia e cada vez mais um centro administrativo federal, com um excelente aeroporto que chega a qualquer ponto fronteirico do Brasil quase ao mesmo tempo, nunca suplantou a importancia de Sao Paulo, como a "real" capital brasileira. O mesmo sucede com Abudja (ou Dodoma na Tanzania) que jamais suplantara Lagos ou ate Kano. Ou Yamoussoukro na Costa do Marfim a qual se nao fosse a maior basilica do mundo nem existiria no mapa. E por fim, tanto a Russia quanto os EUA tem as suas capitais implantadas bem longe do centro dos seus paises, mas nem por isso deixar de desenvolver competentemente os seus paises. Washington DC esta muito mais perto de Nova Iorque do que de Los Angeles. No entanto, o estado mais propero dos EUA e a California...

ricardo disse...

O que foi o PRESILD? Um programa de revitalizacao da rede comercial a todos os niveis, destruida por anos de guerra civil, e pretendia construir:

Mercado Grossista
8 Centros Logistivos e Distribuidores e 1 Mercado Abastecedor

Criação de empregos (Directos e Indirectos): 30.100

Investimento Total (USD): 870.000.000,00

Custo Médio de Criação de 1 novo emprego: 27.719,30 USD

Mercado Retalhista
163 Mercados Municipais

Criação de empregos (Directos e Indirectos): 74.315

Investimento Total (USD): 570.500.000,00

Custo Médio de Criação de 1 novo emprego: 7.676,78 USD

31 Supermercados e 2 Centrais de Distribuição

Criação de empregos (Directos e Indirectos): 6.448

Investimento Total (USD): 202.000.000,00

Custo Médio de Criação de 1 novo emprego: 31.327,54 USD

10.000 Estabelecimentos de Rede Comercial de Proximidade

Criação de empregos (Directos e Indirectos): 88.000

Investimento Total (USD): 45.500.000,00

Custo Médio de Criação de 1 novo emprego: 511,36 USD

Urbanismo Comercial
20 Zonas de Urbanismo Comercial

Criação de empregos (Directos e Indirectos): 6.980

Investimento Total (USD): 130.000.000,00

Custo Médio de Criação de 1 novo emprego: 18.624,64 USD

TOTAL

Criação de empregos (Directos e Indirectos): 204.243

Investimento Total (USD): 1.772.100.000,00

Custo Médio de Criação de 1 novo emprego: 8.286,70 USD

mais detalhes aqui: http://www.dnci.net/comercio_interno/presild/objectivos.aspx

Houve erros politicos e de gestao graves...

http://www.opais.net/pt/opiniao/?id=1807&det=18688

Mas para isso e que, nos, aqui e em outros foruns, somos chamados a reflectir para que o mesmo nunca suceda em Mocambique, porque afinal a nobreza dos objectivos do PRESILD jamais esteve em causa.