23 fevereiro 2012

Medo nas periferias de Maputo e Matola

Em primeiro plano hoje na edição digital do "Notícias": "Residentes dos bairros periféricos das cidades de Maputo e Matola entram em pânico sempre que a claridade do dia desaparece, anunciando o começo da noite. Nessa hora, assaltantes, quase sempre munidos de armas de fogo, tomam o controlo das ruas e escolhem as vítimas, nas quais arrancam bens, ferem e, vezes sem conta, tiram-lhes a vida, sem que a Polícia consiga deter-lhes. Enquanto no centro das duas urbes a criminalidade parece controlada, nas zonas suburbanas, tais como Mahotas, Albasine, Magoanine, Khongolote, Nkobe, entre outras, a cada dia um grupo de moradores junta-se e lamenta uma violação sexual, um assalto à mão armada ou mesmo morte de um vizinho num dado ponto próximo." Aqui.
Comentário: é em cenários como o descrito acima que os linchamentos periurbanos ocorrem, tal como nos últimos anos tenho mostrado. Entre as centenas de postagens alusivas neste diário, recorde a mais recente, para casos em Chimoio e Nampula, aqui.

3 comentários:

nachingweya disse...

Com a aprovação do Novo Código de Estrada vemos cachos inteiros de polícias de transito acompanhados de manadas de 'cinzentinhos' armados de metralhadoras AK47 a extorquirem dinheiro a condutores, preferencialmente de dia e nas vias de acesso ou saida da cidade.
Não admira que os agentes da polícia se cansem nessas ocupações diúrnas e os meliantes vejam na noite o seu turno para serviços ao domicílio.
Quais serão os critérios objectivos de alocação de uma Esquadra a uma zona habitada? densidade populacional, superfície?...
Na ausência de Autoridade as relações entre os homens regem-se pela lei natural, daí os linchamentos.( "aquele que derramar o sangue do homem, pelo homem será seu sangue derramado").

Salvador Langa disse...

O jornal Noticias de hoje tem um comentário com este título - ´Postos sem efectivos e cidades cheias de PT´. Porquê então andam tantos PTs nas estradas e faltam onde não há luz e vive o povo?

Anónimo disse...

Naturalmente que o papel da polícia no combate à criminalidade é importante, mas, estou convicto, é mero paliativo, não ataca as causas!

As causas são de natureza económica: o baixíssimo nível de bem-estar, consequência de políticas ineficientes.

Os baixíssimos salários dos policias, são, seguramente, uma das razões do abandono das esquadras ... para "campos com melhor pasto": "saco vazio não fica de pé!".