28 fevereiro 2012

Série carnaval de Quelimane (13)

Penúltimo número desta série fotográfica da autoria do jornalista António Zefanias, sedeado em Quelimane. Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.
Adenda: "Sabemos que o carnaval é definido como “liberdade” e como possibilidade de viver uma ausência fantasiosa e utópica de miséria, trabalho, obrigações, pecado e deveres. Numa palavra, trata-se de um momento onde se pode deixar de viver a vida como fardo e castigo. É, no fundo, a oportunidade de fazer tudo ao contrário: viver e ter uma experiência do mundo como excesso — mas agora como excesso de prazer, de riqueza (ou de “luxo”, como se fala no Rio de Janeiro), de alegria e de riso; de prazer sensual que fica — finalmente — ao alcance de todos." - DaMatta, Roberto, O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984, p. 73.
(continua)

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Repetindo, defendo que precisamos de académicos que estudem as nossas tradições de carnaval.

Anónimo disse...

A proposito do carnaval de Quelimane dizer que, pese embora tenha havido alguma tendencia de sabotar, acabou acontecendo e parece que foi com muita cor, luz e som.

Ainda sobre Quelimane ontem na STV a chefe de uma das bancadas dizia, na tentativa de ter protagonismo, que a colocacao dos semaforos e parte do programa do anterior presidente do municipio. Isto deve ter sido uma grande piada, so pode ser. Quer dizer alguem fica quase doze anos no poder e nao consegue montar os semafores e ainda ha quem se vangloria de que ja estava no papel. Esta chefe da bancada so pode estar a dizer que o presidente, por sinal do seu partido foi incapaz de tirar o plano do papel para o terreno o que pode ser entendido de diversas formas. Por outro lado pode-se comparando isto com a ponte sobre o Zambeze que como todos sabemos foi idealizada no mandato de Chissano mas construida no mandato do actual PR e por isso todos os louros que lhe valeram ate o nome gravado na ponte. Nao me lembro de ter ouvido da chefe da bancada acima referida ou de outra pessoa ligada ao partido referir que a ponte era plano de J Chissano. Deixem de pensar em vos e pensem no municipe sob risco de serem sansionados pelo proprio municipe