31 outubro 2013

Impressionante manifesto antiracial

As manifestações pacíficas hoje em curso nas cidades de Maputo, Beira e Quelimane mostram ser um impressionante manifesto antiracial, um impressionante manifesto de solidariedade moçambicana. Mais: mostram que o povo sabe exigir respeito de forma ordeira e organizada.
Adenda às 10:41: No "O País" digital de hoje: "A presidente da Liga dos Direitos Humanos, Alice Mabote, garante que, além da polícia, estrangeiros estão envolvidos nos raptos que mexem com o país [...]. Por seu turno, a presidente do Fórum Mulher, Isabel Casimiro, exigiu a troca dos dirigentes das Forças de Defesa e Segurança. Ademais, acusou o Presidente da República, o Parlamento, a Procuradoria e o Comando Geral da Polícia de falta de vontade no combate à onda de raptos no país. É preciso ir muito mais longe, mexer profundamente no sistema e nas suas hierarquias, exonerando e investigando todos os que dirigem e orientam a polícia”, afirmou." Aqui.
Adenda 2 às 10:46: fotos enviadas por António Zefanias, director do "Diário da Zambézia", a propósito da manifestação hoje na cidade de Quelimane:
Adenda 3 às 11:14: Azagaia canta neste momento na manifestação de Maputo.
Adenda 4 às 12:26: há várias horas que a estação televisiva TIM está no ar mostrando e analisando as manifestações que hoje tiveram lugar, ao contrário da STV, da Miramar e da TVM, passando programas recreativos.
Adenda 6 às 13:49: nenhuma referência às manifestações no noticiário das 12:30 da "Rádio Moçambique".

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Sem margem para dúvidas uma verdadeira data na história.

ricardo disse...

Alice Mabota: "...Acusam-me de receber ajudar norte-americana. Acho que merecia o premio Nobel da Paz. Pois saibam, o dinheiro que recebemos e para comprar as camisetas brancas da Paz e nao armamento!..."

Dixit