30 julho 2015

Curto-circuito da razão na Escola Secundária de Nampula [1]

No "Notícias" digital de hoje: "Pelo menos 300 alunos da Escola Secundária de Nampula foram submetidos a tratamentos médicos ontem no Hospital Central local, na sequência de ferimentos ligeiros sofridos e factores emocionais registados depois de um suposto curto-circuito eléctrico ocorrido numa das salas de aula. O facto provocou pânico entre os estudantes, que tentaram abandonar o recinto precipitadamente, à procura de um lugar mais seguro." E acrescentou o jornal: "A nossa Reportagem, que se deslocou ao estabelecimento de ensino em causa, não conseguiu nenhum testemunho dos alunos que prestavam provas nas salas dos dois pisos superiores do edifício que pudesse falar desvendar o milando." Aqui.
No "Diário de Moçambique" digital de hoje: "Dados disponíveis indicam que tudo aconteceu quando um estudante da sala 8, localizada no primeiro andar de um dos blocos daquela escola, se assusta, alegando ter visto uma explosão, o que provocou agitação, incluindo da própria professora, que se encontrava a controlar a prova. [Na ocasião, os alunos e a professora puseram-se a correr de um lado ao outro clamando por socorro contagiando o resto das turmas e da escola, numa altura em que a concentração se exigia." Aqui.
No "Wamphula Fax" digital de hoje: "A nossa reportagem, que se deslocou à ESN não conseguiu qualquer testemunho entre os alunos que prestavam provas nas salas dos dois pisos superiores do edifício, que pudesse dizer algo sobre o suposto circuito eléctrico na respectiva instalação."
Adenda às 08:03: de acordo com uma fonte digna de crédito com quem contactei há momentos, terá havido um curto-circuito em dois quadros de derivação [não no principal] e, segundo testemunhas, não foi seguido de incêndio, mas do cheiro forte a queimado que se propagou por alguns corredores. Uma equipa da EDM trabalha para apurar as reais causas do curto-circuito. Não há registo de fatalidades e o governo provincial monitora de perto a situação. A escola encerrou a actividade lectiva, retomando-a em princípio na próxima segunda-feira.
Adenda 2 às 10:23: nada prova que tenha havido uma explosão tal como se defende no portal da "Rádio Moçambique", aqui.
Adenda 3 às 17:44: A página no facebook do "@Verdade" refere ter havido uma "explosão de um quadro de energia eléctrica num dos edifícios da Escola Secundária de Nampula". No último parágrafo do texto refere ter havido um incêndio. Aqui.
Adenda 4 às 14:45 de 01/08/2015: segundo a "Lusa", "A fuga deu-se na sequência do rebentamento do quadro eléctrico da escola, devido a um curto-circuito, numa altura em que se encontravam no estabelecimento cerca de três mil alunos a fazer testes." Aqui.

2 comentários:

nachingweya disse...

Sei que para um país que se dá ao desleixo de perder em média 30 vidas por semana nas suas estradas o que vou dizer parece snobismo mas entendo que à semelhança da inspeção obrigatória anual de veículos automóveis, os edifícios de uso público deviam ser inspecionados e certificados periodicamente pelo LEM, INOQ e OrdEM.
Os recursos humanos capazes são poucos mas poucos também são os edifícios.

Sir Baba Sharubu disse...

Well said, nachingweya !