27 outubro 2016

De novo na imprensa a falsa letalidade da bílis do crocodilo [4]

-No "Notícias" de 21 de Outubro: "Cinco indivíduos indiciados de extracção de bílis de 24 crocodilos na albufeira de Cahora-Bassa estão a responder em juízo na província de Tete. O caso é deveras preocupante pois o veneno deste líquido é letal. Até ao momento não são conhecidas as razões da sua extracção e o paradeiro desta substância." Aqui.
- "Gente idosa e residente em Chitima acredita que nas imediações daquele povoado há rios povoados por Crocodilos e que apesar deste animal ser de difícil aquisição, um experiente premeditou este acto, tendo colhido e devidamente conservado partes de bílis deste animal, com o intuito de dizimar vidas. Esta asserção vem ao de cima por experiências amargas do passado e que virou lenda naquele povoado!" Aqui.
-"Na tragédia actual em Moçambique, não posso imaginar quanta bílis seria necessária para adicionar a 210 litros de cerveja de maneira a causar muitas mortes." Aqui.
Terceiro número da série aqui. É cientificamente sustentável a concepção de que a bílis do crocodilo é venenosa? A resposta é negativa, a fazer fé nos resultados da pesquisa realizada pelo professor zimbabweano Norman Z. Nyazema [na imagem]. Nada existe de tóxico na bílis do crocodilo. Referências ao trabalho do Professor Nyazema e às suas declarações sobre a tragédia de Chitima divulgadas pela Forbes podem ser conferidas aqui, aqui e aqui.

Sem comentários: